Quase todo mundo que sofre de insônia acha que dormir menos é uma forma de aproveitar melhor o tampo, aproveitar melhor o dia. Doce ilusão… Dormir não se restringe a descansar o corpo físico e a mente.
A Medicina já comprovou que quem sofre de insônia e dorme pouco, além de ter menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.
Além disso, a coordenação motora, capacidade de planejamento e de execução de tarefas caem, podendo ocasionar sérios acidentes.
Até o aprendizado é mais eficiente se dormirmos.
Quem não dorme, sabe que vão por água abaixo a criatividade, atenção, equilíbrio e humor (recém mães conhecem bem esses efeitos!).
O 1ª passo que você deve dar, e mais simples, é cuidar do ambiente e de sua rotina.
-Apague todas as luzes: Isso inclui TV, janelas bem fechadas, celular com leds desligados
– Alimentação: À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades. Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola.
-Conforto: Use roupas confortáveis, bem como colchão, travesseiro, etc.
-Ajuste sua rotina e mentalidade: Priorize esse autocuidado e organize sua mente e sua rotina para cumprir as horas de sono. Tenha horário para dormir. Faça isso por você!
BAIXE gratuitamente o e-book PRIMEIROS PASSOS PARA DORMIR BEM PARA VIVER BEM!
2ª Procure um médico e atualize seus check ups frequentemente.
Desajustes hormonais, muitas vezes simples de resolver, podem estar tirando o seu sono.
Distúrbios da tireoide, climatério e diabetes são alguns exemplos. Doenças mais sérias também podem atrapalhar o sono (Parkinson, Alzheimer, câncer, doenças pulmonares e cárdicas, etc.)
Por isso é fundamental que seus exames rotineiros estejam em ordem.
3ª Ambiente, rotina e exames OK! E agora? O que fazer?
Provavelmente você já deve ter tentado de tudo, ouviu conselhos de amigos e parentes, tomou todos os tipos de chá….
Se ainda assim você ainda não se entendeu com seu travesseiro, eu quero te ajudar a resolver!
A ciência tem comprovado os inúmeros benefícios trazidos pela pratica meditativa: Controle de Stress e insônia, melhora nos relacionamentos, criatividade, melhora sistema imunológico, etc.
Tenha em mente que a meditação traz resultados quando se está comprometido.
Estudos científicos comprovam que praticando menos de 10 minutos por dia, por 8 semanas seguidas já possível colher os benefícios.
Trata-se de uma técnica barata, simples, que você controla, traz inúmeros benefícios, muito além de dormir melhor.
Clique aqui e comece a meditar, mesmo que nunca o tenha feito!
Fique atento a minha agenda de cursos para verificar quando é o próximo workshop de MEDITAÇÃO DO ZERO COM PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
Por ser uma técnica que precisa praticar, pode ser que neste momento você precise de uma ajuda mais específica e mais rápida.
O tratamento utilizando as práticas integrativas além de ajudarem a diminuir dor, trazer equilíbrio emocional, maior controle dos pensamentos, entre tantos outros benefícios, impacta grandemente na qualidade do sono.
Como as causas das noites mal dormidas são diversas, é importante o atendimento personalizado pra ajudar você a resolver essa questão.
Eu já ajudei dezenas de pessoas a voltarem a ter uma boa noite de sono, e posso ajudar você também! Durante o atendimento eu vou ter condições de conhecer melhor sua história e sua realidade, rotina, objetivos, metas.
E dessa forma eu posso te ajudar para que você melhore o seu entendimento sobre você, sempre!
Realizo atendimentos presenciais (Campinas, SP) e online. Entre em contato para maiores informações: (19) 98183 6088.
Se você tem alguma dúvida sobre este artigo, ou gostaria de compartilhar a sua experiencia com as terapias integrativas e a meditação, deixe seu comentário abaixo que eu vou adorar saber!
Uma resposta
Informações e dicas excelentes. Obrigada.